Nas redes sociais está a circular um vídeo a afirmar que “Eliza Samudio [foi] encontrada viva em Portugal. A notícia parou o Brasil. [A modelo], dada como morta em 2010, foi localizada numa clínica psiquiátrica, sem documentos, sem memória clara, mas com uma tatuagem que confirmaria a sua identidade”.
Ao analisarmos as imagens, rapidamente percebemos que apresentam um suposto jornalista a anunciar que Eliza teria sido encontrada viva. Contudo, trata-se, na verdade, de um conteúdo gerado por inteligência artificial (IA). Quem surge na publicação é o humorista americano Bill Maher, cuja voz foi manipulada para criar a história em português.
Outro ponto importante é que a informação não foi divulgada por nenhum órgão de comunicação social verificado, nem existem registos oficiais ou notícias credíveis que confirmem que Eliza Samudio tenha sido encontrada viva em Portugal.
A SIC Verifica que é...
Eliza Samudio não foi encontrada viva numa clínica psiquiátrica em Portugal. O vídeo que se tornou viral é falso e foi criado com recurso a inteligência artificial, manipulando a imagem e voz de Bill Maher. A modelo foi assassinada em junho de 2010 pelo guarda-redes brasileiro Bruno Fernandes e o passaporte que foi encontrado em Portugal recentemente não altera este facto.

