SIC Verifica

Este vídeo mostra uma militar com a perna amputada no Parlamento ucraniano?

Circula nas redes sociais há, pelo menos, uma semana, um vídeo que mostra uma mulher a insultar um político no que aparenta ser o Parlamento ucraniano. Será real? A SIC Verifica.

Loading...

“Quantos anos poderá ter? Jovem e sem uma perna porque escolheram continuar esta guerra até à vitória, até ao último ucraniano. As guerras não são travadas pelos governos, mas por eles - os jovens”, lê-se numa das várias publicações que estão a circular online, acompanhadas de um vídeo de uma suposta militar ucraniana.

As imagens mostram uma mulher, vestida com um uniforme militar e com uma prótese na perna, a discutir com um homem num hemiciclo de aspeto parlamentar, com a bandeira da Ucrânia em segundo plano.

O vídeo que analisamos foi publicado no X no dia 11 de janeiro, mas há outras a circular desde o início do ano.

Publicação a circular no X
Reprodução Redes Sociais

Para os olhos mais desatentos, poderá passar como um vídeo real, mas uma observação das imagens mais atenta revela incongruências que poderão levantar suspeitas de que se trata de um vídeo gerado por inteligência artificial (IA).

Consegue adivinhar que sinais seriam esses?

Desde logo as mãos da militar que, em alguns momentos, não estão bem definidas - sinal clássico de um vídeo gerado por IA - ou o movimento pouco natural do rosto.

Ao notar o gesticular dos braços do homem que surge à sua frente verificará também que há falhas de imagem. Note ainda que os rostos das outras pessoas naquele espaço estão distorcidos ou definidos de forma pouco realista.

Uma pesquisa pela imagem através do Google Images e a passagem destas imagens na plataforma que identifica conteúdos produzidos com IA SightEngine acaba por esclarecer qualquer dúvida que possa restar.

O SightEngine aponta para 73% de probabilidade de que a imagem foi gerada por IA e a busca pela mesma na ferramenta do Google leva a constatar que o vídeo circula apenas nas redes sociais, em contas sem credibilidade.

Também não há qualquer indício nos órgãos de comunicação oficiais de que este momento tenha acontecido.

O vídeo foi originalmente publicado no TikTok em 6 de janeiro de 2026 pelo utilizador "@zsy2026", uma conta (agora indisponível na plataforma) que partilhava vídeos semelhantes de IA com soldados ucranianos amputados a criticar os políticos do país.

O mesmo utilizador possui um perfil no YouTube com o mesmo nome, criado em 30 de dezembro de 2025, onde o vídeo falso aqui em análise permanece online. Na descrição da conta, este deixa claro: “O material é exclusivamente de entretenimento. Todos os personagens são fictícios.”

Marta Ferreira

A SIC Verifica que é...

O vídeo foi gerado por inteligência artificial. É um de muitos que circulam online contra a guerra na Ucrânia, mas não passa de ficção.