SIC Verifica

Imagens mostram dona de bar na Suíça onde morreram 40 pessoas a fugir com caixa registadora?

Nos últimos dias, circularam nas redes sociais imagens de uma câmara de vigilância que mostram Jessica Moretti, proprietária do bar Le Constellation, em Crans-Montana (Suíça), a fugir com a caixa registadora durante o trágico incêndio que aconteceu numa festa de passagem de ano. O vídeo é real? A SIC Verifica.

Loading...

Circulou nas redes sociais um vídeo que mostra Jessica Moretti, proprietária do Le Constellation, em Crans-Montana (Suíça), a fugir do bar com a caixa registadora durante o trágico incêndio numa festa de passagem de ano, que causou 40 mortos e mais de 100 feridos.

As imagens mostram uma mulher vestida com um casaco, num estacionamento, a levar algo que parece uma mala. A legenda da publicação alega que a mulher é Jessica Moretti a fugir do bar com a caixa de dinheiro”. Porém, não é possível distinguir claramente o rosto da pessoa em causa.

Após uma pesquisa reversa de imagem, percebemos que o vídeo foi criado pelo artista Rockford Media, que vende vídeos e imagens através do site Pond5. Quer isto dizer que a gravação mostra apenas pessoas a caminhar num estacionamento, sem qualquer relação com o incêndio.

Além disso, tambémé possível chegar ao mesmo vídeo através do site iStock, que é igualmente um banco de imagens. Ao analisarmos conseguimos perceber que o vídeo da pessoa a circular no parque de estacionamento foi carregado pelo mesmo artista, no dia 3 de novembro do ano passado, no Canadá.

A questão sobre se Jessica Moretti fugiu com a caixa registadora foi colocada à procuradora-geral do cantão de Valais, Béatrice Pilloud, durante uma entrevista à Rai, a 8 de janeiro. No entanto, a responsável esclareceu que essa informação, até àquele momento, não constava no processo em sua posse.

A SIC Verifica que é...

O vídeo que alega que Jessica Moretti levou a caixa do bar Le Constellation durante o incêndio é falso. Trata-se de uma manipulação de imagens de stock, sem qualquer relação com o incêndio. O casal proprietário do bar continua sob investigação por homicídio por negligência, lesões corporais por negligência e incêndio por negligência.