SIC Verifica

Autocarro inundado em Lisboa devido à depressão Ingrid?

Nos últimos dias tem circulado nas redes sociais um vídeo que mostra um suposto autocarro da Carris a inundar durante uma forte chuva, que terá acontecido durante a depressão Ingrid. Será que as imagens que mostram os passageiros a levantar os pés para evitar a água registam algo acontecido em Portugal? A SIC Verifica.

Loading...

Durante a passagem da depressão Ingrid por Portugal continental, começou a ser partilhado um vídeo na internet que mostra o "submarino da Carris", lê-se na legenda da publicação. Em causa, um "autocarro em Lisboa" que "seguia o seu percurso normalmente quando começou a entrar água".

Ainda na legenda, o utilizador descreve a “cena surreal”, onde “os passageiros precisaram de levantar os pés para tentarem não se molhar”.

"Todos sabiam que era apenas uma questão de tempo até a água tomar conta, mas a situação virou um verdadeiro teste de paciência", acrescenta a publicação, que destaca a “realidade [preocupante]”, dado que “imagens como essa mostram como eventos climáticos extremos estão cada vez mais frequentes, afetando o dia a dia, o transporte público e a rotina de quem vive ou trabalha em Portugal."

Esta situação aconteceu?

Uma pesquisa reversa de imagens, através do Google Images, revela que o vídeo não foi gravado em Lisboa. O original foi publicado em novembro do ano passado, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com referência a uma ocorrência no dia 30 de outubro de 2025.

Além disso, o mesmo vídeo foi utilizado posteriormente noutros países para ilustrar situações semelhantes, como por exemplo, em Inglaterra, duas semanas após a publicação original.

Este vídeo também já tinha circulado em Portugal, aquando da passagem da depressão Claúdia, em novembro de 2025.

Uma análise mais detalhada permite ainda verificar que os autocarros não são da Carris, uma vez que a sinalética visível nas portas está em inglês e não em português.

Além disso, um episódio desta dimensão em Portugal teria sido amplamente noticiado por órgãos de comunicação social nacionais, o que não aconteceu.

O SIC Verifica entrou em contacto com a Carris, que confirmou "não [ter] qualquer registo de inundação nos seus veículos, em consequência da depressão Ingrid".

"Adicionalmente, esclarece que pelas características do autocarro, não foi filmado em nenhum veículo da Carris".

A SIC Verifica que é...

O vídeo que circula nas redes sociais alusivo a um autocarro da Carris não mostra um episódio ocorrido em Portugal, nem está relacionado com a depressão Ingrid. Trata-se, na verdade, de uma gravação feita nos Estados Unidos, no ano passado, que tem sido reutilizada de forma enganadora para ilustrar situações de tempestades noutros países.

Envie-nos as suas dúvidas e sugestões através do Whatsapp: 925 325 121