Vídeo

“O rés-do-chão está destruído": moradores de Cascais já não se surpreendem com inundações

Esta quarta-feira foi de chuva um pouco por todo o país, mas a Grande Lisboa foi uma das zonas mais afetadas por inundações. E para os próximos dias? Eis as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Loading...

As previsões dizem que a chuva deve manter-se até ao domingo de Páscoa. Em Lisboa, voltaram esta quarta-feira a registar-se inundações.

O Martim Moniz, no centro da capital, inundado, com um elétrico parado entre a água que não dispersa. Em Cascais, há moradores que dizem já não ficar surpreendidos com o estado em que ficam as casas.

“É frigoríficos, é máquinas de lavar loiça, é chão flutuante, é as paredes com humidade. Tudo o que a água apanha - fotografias, livros - no espaço de quatro meses é a quarta vez que acontece”, conta João Dias, morador em Cascais.

Já António Freire retrata o cenário em casa: “Tenho água dentro de casa, o rés-do-chão está todo destruído, mobílias, paredes, chão (…)".

Até Domingo de Páscoa a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta para chuva "um pouco por todo o território do Continente". Quinta-feira poderá ser o dia mais chuvoso e os restantes mais calmos. A precipitação pode aumentar no dia de Páscoa.

Entre chuva e vento, o IPMA coloca todo o território sob aviso amarelo esta quinta-feira.

Com ondas que podem chegar aos 7 metros, a agitação marítima também preocupa.

Nos pontos mais altos, na Serra da Estrela, há avisos por causa da queda de neve, que se deve manter nos próximos dias.