Vídeo

Reportagem Especial

"De Lisboa a Bnei Brak": a história de uma portuguesa que emigrou para a capital ultraortodoxa de Israel

Praticamente sem relação com o mundo judaico, foi para Bnei Brak, onde as tradições milenares do judaísmo são seguidas à risca, que Sónia Gomes emigrou há sete anos. O que a atraiu e como vive na capital ultraortodoxa de Israel?

Loading...

Bnei Brak é a capital ultraortodoxa de Israel. É uma cidade onde vivem 250 mil pessoas e as tradições milenares do judaísmo são seguidas à risca. "De Lisboa a Bnei Brak" é a Reportagem Especial de Henrique Cymerman.

Foi para lá que emigrou há sete anos Sónia Gomes, uma lisboeta do bairro dos Olivais. Praticamente não tinha nenhuma relação com o mundo judaico. A mãe de Sónia tinha raízes judaicas, mas era totalmente laica.

Sónia estudou em dois centros de conversão ao judaísmo, mas como era filha de mãe judia não foi necessária uma conversão oficial.

Na sociedade ultraortodoxa, grande parte dos casamentos são organizados com a ajuda de uma casamenteira ao estilo antigo. Foi assim que lhe apresentaram Yaacov, de 33 anos, político e habitante de Bnei Brak. O namoro também é muito diferente do habitual. Os dois jovens nunca estão sozinhos nem se tocam. A primeira vez que os noivos se tocam é depois da cerimônia do casamento e antes da festa.

O correspondente da SIC passou vários dias com a portuguesa de 31 anos para perceber o que a atraiu e como vive na capital ultraortodoxa de Israel.

"De Lisboa a Bnei Brak" é a Reportagem Especial desta terça-feira à noite, assinada pelo correspondente da SIC no Médio Oriente, Henrique Cymerman.

Mais Vistos do