Voltas do Mundo

Voltas do Mundo: apoio do Reino Unido ao plano dos EUA para Ucrânia “coloca pressão sobre Bruxelas”

Todas as quartas-feiras, o novo comentário de António Vitorino, na SIC Notícias, vai medir a temperatura da agenda internacional, desde os assuntos mais palpitantes e mediáticos até aos mais esquecidos. 

Loading...

O comentador da SIC, António Vitorino, analisa, no seu novo espaço de comentário, "Voltas ao Mundo", a visita de Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, e de Cristiano Ronaldo à Casa Branca, o plano de paz dos EUA para a guerra na Ucrânia e a polémica que envolve a BBC e Donald Trump.

Tema quente

O tema quente desta semana é a ida do primeiro-ministro saudita, Mohammed bin Salman, à Casa Branca. Para o comentador da SIC, foram três os objetivos desta visita:

"Em primeiro lugar, reabilitar a imagem dele próprio por causa das imputações que lhe foram dirigidas, da morte do jornalista Jamal Khashoggi, na Turquia. Em segundo lugar, grandes negócios que têm que ver com a compra de armamento, sobretudo os F-35, mas também os investimentos americanos na indústria de energia nuclear para fins civis. E, em terceiro lugar, obviamente, os milhares de biliões de dólares em investimentos que os sauditas vão fazer nos Estados Unidos."

Tema morno

Como tema morno da semana definiu o plano de paz de paz dos EUA para guerra na Ucrânia. Plano esse apoiado pelo Reino Unido, o que colocará “uma pressão enorme” sobre Bruxelas.

“E, agora, pela primeira vez, nós vamos ter uma situação onde uma atitude unilateral do Reino Unido vai colocar uma pressão acrescida vinda do outro lado do Canal da Mancha, não é do outro lado do Atlântico, mas é do outro lado do Canal da Mancha, sobre como reagir perante este plano, que é um plano que obviamente consolida as intenções russas de anexar todo o Donbass”, aponta.

Tema frio

O tema frio escolhido por António Vitorino é a mais recente polémica entre a BBC e Presidente dos EUA:

“A reação de Donald Trump é apenas um pretexto para aquilo que eu antevejo que venha a ser um tema de conflito na relação transatlântica: que é o Estatuto da Liberdade de Expressão na Europa e o Estatuto da Liberdade de Expressão nos Estados Unidos

Ranking da semana

O espaço de comentário de António Vitorino terá sempre também o ‘ranking da semana’, que esta semana recai sobre a ida de Cristiano Ronaldo à Casa Branca.

"Eu acho que aquele vídeo em que os dois [Ronaldo e Trump] caminham, dizendo 'os dois melhores', diz tudo. O critério de Trump é, se tem milhões de seguidores na internet, tem de ser uma pessoa muito poderosa e muito importante, que justifica aquela recepção na Casa Branca. Eu não critico o Cristiano Ronaldo por ter tido este encontro, nem pela associação ao regime saudita. É um homem livre, ele fará o que entender", afirma.