Eusébio no Panteão

José Eduardo dos Santos envia condolências por Eusébio a Cavaco Silva 

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos,  enviou uma mensagem de condolências ao seu homólogo português Aníbal Cavaco  Silva, pela morte de Eusébio, em que expressa "sentidos pêsames". 

JOSE SENA GOULAO

Na mensagem, enviada hoje à Lusa em Luanda, José Eduardo dos Santos  salienta ter sido com "muita tristeza" que tomou conhecimento do "desaparecimento  súbito daquele que em vida foi um dos expoentes máximos do futebol mundial".

"Durante décadas o seu talento de futebolista exímio e as suas qualidades  humanas encatarram milhares de seguidores e adeptos em todo o mundo", acentua  José Eduardo dos Santos. 

O Presidente angolano, que termina a mensagem com "alta e fraternal  consideração", apresenta a Cavaco Silva, ao Governo e ao "Povo de Portugal",  no que designa de "hora de comoção para o Povo português", os "mais sentidos  pêsames", que pede que sejam transmitidos à família do ex-futebolista. 

Eusébio da Silva Ferreira morreu no domingo, às 04:30, vítima de paragem  cardiorrespiratória. 

O "Pantera Negra" ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas  de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial de Inglaterra, em 1966, foi considerado  o melhor jogador e foi o melhor marcador, com nove golos, levando Portugal  ao terceiro lugar. 

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo),  em Moçambique. 

     

Lusa