Mundial 2014

Portugal procura milagre frente ao Gana 

Portugal procura hoje qualificar-se para os  oitavos de final do Mundial2014 de futebol, mas para o conseguir precisa  de um autêntico "milagre", necessitando de golear o Gana e esperar que Alemanha  e Estados Unidos não empatem.   

(EPA/ Arquivo)
MAST IRHAM

Depois da goleada sofrida na primeira ronda com a Alemanha (4-0) e do  empate com os Estados Unidos (2-2), Portugal chega à derradeira ronda na  última posição do Grupo G, com apenas um ponto, em igualdade com os africanos  e com menos quatro pontos do que os dois líderes. 

Para conseguir o apuramento, Portugal tem de golear o Gana em Brasília  e esperar que não haja um empate no outro encontro do grupo, tendo de recuperar  de uma desvantagem de cinco golos para os Estados Unidos e de oito para  a Alemanha. 

O selecionador português, Paulo Bento, que já garantiu que não se demite  caso Portugal seja eliminado, só deverá ter 18 jogadores disponíveis, uma  vez que Hélder Postiga e André Almeida têm treinado de forma condicionada,  juntando-se aos lesionados Fábio Coentrão, Hugo Almeida e Rui Patrício.

Os últimos dias da seleção do Gana foram atribulados, com notícias a  surgirem que os futebolistas estavam a ameaçar faltar ao jogo com Portugal  por falta de pagamento dos prémios do Mundial2014, mas o presidente do país  africano já garantiu que enviou dinheiro para o Brasil para evitar a greve.

No outro jogo do grupo, no Recife, vão estar frente a frente a líder  Alemanha e os Estados Unidos, seleções lideradas por dois germânicos, Joachim  Low e Jurgen Klinsmann, que trabalharam juntos na "mannschaft", mas que  garantiram que não vão "combinar" um empate que qualifique as duas equipas.

Ambos os encontros estão marcados para as 13:00 locais (17:00 em Lisboa).

Quatro horas mais tarde disputa-se a última jornada do Grupo H, com  a já apurada Bélgica, com seis pontos, a defrontar a Coreia do Sul, última,  com apenas um ponto, que precisa de vencer os "diabos vermelhos" e esperar  que a Argélia não vença a Rússia, sendo que terá sempre de recorrer ao desempate  pela diferença de golos. 

A Argélia, dos "portugueses" Slimani, Ghilas e Halliche, qualifica-se  com uma vitória sobre a Rússia ou com um empate, desde que a Coreia do Sul  não vença a Bélgica. Se os asiáticos vencerem os belgas, terão de recuperar  quatro golos em relação aos africanos ou dois em relação aos russos, se  estes conquistarem os três pontos. 

 

Lusa