Cultura

"Incomoda-me haver pessoas que estão a passar mal": a entrevista à ministra da Cultura

Graça Fonseca esteve no Primeiro Jornal da SIC.

"Incomoda-me haver pessoas que estão a passar mal": a entrevista à ministra da Cultura
JOSÉ COELHO

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, esteve esta sexta-feira no Primeiro Jornal, da SIC, onde falou sobre a sua polémica resposta aos problemas do setor cultural, os problemas que os profissionais estão a passar e abordou ainda a continuidade no cargo.

A ministra reconheceu que o país está a viver "tempos muito difíceis, em especial na Cultura", devido à pandemia do novo coronavírus, mas garantiu que têm sido dadas as respostas necessárias.

"Respostas que temos dado é para o agora com apoios sociais"

Graça Fonseca considerou que as carreiras contributivas "muito irregulares" são um problema que afeta o setor "demasiados anos" e voltou a lembrar o apoio social extraordinário às artes. O Ministério da Cultura terá 70 milhões de euros destinados a dar resposta às dificuldades que se vivem neste setor.

"Na próxima segunda-feira dezenas de milhares de pessoas podem recorrer a apoio extraordinário"

Loading...

"Claro que me incomoda o facto de haver pessoas que estão a passar mal"

Sobre as situações de fome entre profissionais do setor, a ministra confessou que a incomoda o facto de haver pessoas a passar mal.

"Incomoda-me o facto de haver pessoas que estão a passar mal, incomoda a ministra da Cultura como incomoda qualquer pessoa"

Loading...

A polémica resposta aos problemas na Cultura

Questionada sobre a sua resposta, Graça Fonseca lembrou que a situação que o setor está a passar é "muito grave" e que exige um tratamento responsável e sério, deixando críticas à comunicação social.

"É uma palavra que tem piada nas redes sociais. Portanto, circula bem, mas não é com esse nível de seriedade e responsabilidade que devemos tratar a gravidade do que está em causa."

A ministra destacou os apoios à cultura anunciados esta semana, como a compra de trabalhos de artistas plásticos:

"Há 20 anos que o Estado não comprava trabalhos de artistas plásticos nacionais e isto é uma forma de apoio aos artistas"

Loading...

No final da entrevista, que pode ser vista no vídeo em baixo na íntegra, Graça Fonseca garantiu ainda que tem condições para continuar com o cargo de ministra da Cultura. A garantiu surge depois das críticas dos profissionais do setor, que a acusaram de falta de noção e que confessaram não se sentir representados pelo ministério.

Loading...