Desporto

Camisolas dos jogadores da liga inglesa vão ter escrito “Black Lives Matter”

Iniciativa vai ser posta em prática já no regresso do campeonato.

Camisolas dos jogadores da liga inglesa vão ter escrito “Black Lives Matter”

Quando o campeonato inglês de futebol regressar, a 17 de junho, os jogadores dos 20 clubes britânicos vão ver os seus nomes substituídos nas camisolas pelo slogan "Black Lives Matter", anunciaram esta sexta-feira.

A iniciativa levada a cabo por jogadores contou com o apoio da organização da Premier League. No site do Liverpool pode ler-se: "Nós, os jogadores, estamos juntos com o único objetivo de erradicar o preconceito racial onde quer que ele exista, para termos uma sociedade global de inclusão, respeito e de oportunidades iguais para todos, independentemente da cor ou crença. Este será o símbolo da união de todos os jogadores, todo o staff, todos os clubes, todos os árbitros e toda a Premier League #blacklivesmatter #playerstogether".

De acordo com o jornal The Guardian, a liga inglesa também vai permitir que os jogadores se ajoelhem antes de qualquer partida, como forma de protesto contra o racismo. "Acreditamos que não há espaço para o racismo em lado nenhum", conclui a Liga.

É uma forma de homenagearem não só George Floyd mas também todas as pessoas vítimas de racismo.

George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu durante uma detenção, quando um polícia pressionou o joelho contra o seu pescoço durante cerca de 9 minutos. O caso provocou uma onda de contestação, com manifestações contra o racismo e a violência policial, nos EUA e no resto do mundo.