Quando o campeonato inglês de futebol regressar, a 17 de junho, os jogadores dos 20 clubes britânicos vão ver os seus nomes substituídos nas camisolas pelo slogan "Black Lives Matter", anunciaram esta sexta-feira.
A iniciativa levada a cabo por jogadores contou com o apoio da organização da Premier League. No site do Liverpool pode ler-se: "Nós, os jogadores, estamos juntos com o único objetivo de erradicar o preconceito racial onde quer que ele exista, para termos uma sociedade global de inclusão, respeito e de oportunidades iguais para todos, independentemente da cor ou crença. Este será o símbolo da união de todos os jogadores, todo o staff, todos os clubes, todos os árbitros e toda a Premier League #blacklivesmatter #playerstogether".
De acordo com o jornal The Guardian, a liga inglesa também vai permitir que os jogadores se ajoelhem antes de qualquer partida, como forma de protesto contra o racismo. "Acreditamos que não há espaço para o racismo em lado nenhum", conclui a Liga.
- Todos os dias há registo de ataques contra o património que manifestantes consideram racista
-
Um dos quatros polícias envolvidos na morte de George Floyd libertado sob fiança
É uma forma de homenagearem não só George Floyd mas também todas as pessoas vítimas de racismo.
George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu durante uma detenção, quando um polícia pressionou o joelho contra o seu pescoço durante cerca de 9 minutos. O caso provocou uma onda de contestação, com manifestações contra o racismo e a violência policial, nos EUA e no resto do mundo.