Desporto

Italiano Jorginho distinguido como melhor jogador do ano da UEFA

Italiano ficou à frente de Kevin De Bruyne e de N´Golo Kanté.

Italiano Jorginho distinguido como melhor jogador do ano da UEFA
Visionhaus

O futebolista Jorginho, do Chelsea, foi esta quinta-feira distinguido como melhor jogador da UEFA na última temporada, após recolher mais votos do que o belga Kevin De Bruyne (Manchester City) e o francês N´Golo Kanté, também dos londrinos.

O médio internacional transalpino, que se tornou no décimo jogador da história a conquistar o Europeu e a Liga dos Campeões no mesmo ano, superou o colega de equipa Kanté, que se destacou nos jogos finais da Champions 2020/21, sendo eleito o homem do jogo nos dois jogos das meias-finais contra o Real Madrid e na final contra o Manchester City, disputada no Porto.

De Bruyne, segundo classificado há um ano, também foi destaque na campanha do City, coroada com o título inglês e a presença na final da Champions, mas não chegou para bater o médio transalpino.

Antes, o internacional português do Manchester City Rúben Dias conquistou o prémio de melhor defesa, superando o espanhol César Azpilicueta e o alemão Antonio Rudiger, ambos dos ingleses do Chelsea.

Nos prémios por posições, além de Rúben Dias na defesa, o melhor guarda-redes foi senegalês Edouard Mendy, o gaulês N´Golo Kanté venceu na posição de médio e o norueguês Erling Haaland foi o avançado escolhido.

A espanhola Alexia Putellas foi a eleita na categoria de melhor jogadora, face à compatriota Jenni Hermoso e Lieke Martens (Países Baixos), todas do campeão europeu FC Barcelona,

No que diz respeito aos treinadores, o germânico Thomas Tuchel venceu o galardão, em detrimento do italiano Roberto Mancini (campeão da Europa com a seleção de Itália) e do espanhol Josep Guardiola (campeão em Inglaterra com o Manchester City).

Na vertente feminina, Lluís Cortés (FC Barcelona) amealhou mais votos do que Emma Hayes (Chelsea) e Peter Gerhardsson (Suécia).

No início da cerimónia, realizada no Haliç Congress Center de Istambul, Turquia, Simon Kjaer, capitão da seleção dinamarquesa, assim como a equipa médica que salvou Christian Eriksen, durante o encontro com a Finlândia, para o Euro 2020, foram distinguidos com o prémio Presidente da UEFA, entregue pelo líder do organismo, o esloveno Aleksander Ceferin.

A lista final foi escolhida por um júri composto pelos 24 selecionadores que estiveram no Euro 2020, pelos 80 treinadores das equipas que competiram nas fases de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa e por 55 jornalistas das federações nacionais que integram a UEFA, designados pelo European Sports Media (ESM).

Cada elemento do júri votou em três jogadores, pontuados com cinco, três e um ponto, sendo que os selecionadores e treinadores não puderam votar em jogadores da sua equipa.

Mais Vistos do