Desporto

Análise

Traumas, alegrias e palmarés: prepare-se para o Portugal-França

A Seleção portuguesa disputa esta sexta-feira, com a França, um lugar nas meias-finais do Euro 2024, um jogo o agendado para as 20:00, em Hamburgo. Quais os principais traumas e alegrias dos franceses? O comentador SIC Olivier Bonamici responde.

Loading...

Esta sexta-feira promete ser tudo ou nada para Portugal. A seleção nacional e França disputam, às 20:00, um lugar nas ‘meias’ do Euro 2024. O vencedor ainda não se sabe, mas o que é certo é que quem ganhar vai enfrentar Alemanha ou Espanha na próxima fase.

Num dia tão importante para os dois países, o comentador SIC Olivier Bonamici analisou, na Edição da Manhã, o percurso (cheio de traumas e algumas alegrias) dos franceses.

No TOP 3 dos traumas dos adversários desta noite, Olivier começou por recordar o jogo França-Portugal, no Euro 2016. Em segundo lugar, a disputa com Itália, no Mundial 2006. E em primeiro lugar, "o mais traumatizante de todos", o Mundial 1982, com o França-Alemanha.

Mas como nem todo o percurso francês foi feito de derrotas, o comentador SIC não deixou escapar a grande alegria que aconteceu no Mundial 1998, entre o jogo França-Brasil.

França, seleção e clubes

"Enquanto que em Portugal há uma fortíssima ligação com os clubes, em França é exatamente o contrário", explicou Olivier Bonamici.

"Assim que aterrei em Portugal, perguntaram-se logo 'qual é o teu clube?'". "Já em França, muitos nem têm clube".

Os clubes franceses têm um histórico mais modesto em competições, enquanto, por outro lado, os portugueses têm uma trajetória mais vitoriosa.

Palmarés:

Clubes franceses: uma Liga dos Campeões e uma Taça das Taças

Clubes portugueses: quatro Liga dos Campeões, uma Taça das Taças, duas taças UEFA

Mas quando se fala em seleções, a história é exatamente contrária. A seleção francesa tem um histórico de conquistas muito mais significativo.

Palmarés:

Seleção francesa: Euro 1984, Mundial 1998, Euro 2000, Mundial 2018

Seleção portuguesa: Euro 2016

O onze de João Rosado para o Portugal-França. Concorda?