Desporto

Análise

"Existe claramente um problema de definição no ataque do Benfica”

Mariana Fernandes, comentadora da SIC, entende que os jogadores do Benfica "falham muitas vezes no último passe", apesar de criarem situações de perigo e de estarem "sempre muito inseridos no último terço do adversário".

Loading...

Na ressaca da vitória do Benfica frente ao Rio Ave, por 3-1, no domingo, a comentadora da SIC, Mariana Fernandes, aponta o problema de que aquipa de Bruno Lage padece: falta de eficácia. No seu comentário na antena da SIC Notícias, a comentadora aborda ainda os compromissos da Seleção Nacional frente à Dinamarca, duas partidas em que Roberto Martínez não deverá "apostar simultaneamente" em Vitinha e João Neves.

Mariana Fernandes começa por destacar a primeira parte dos 'encarnados', que, até ao intervalo, “dominaram por completo o Rio ave”. 

Aos 75 minutos, os vila-condenses reentraram na partidadepois de um “erro colossal” de Florentino, que perdeu a bola em zona proibida, oferecendo de bandeja o golo do empate à equipa da casa. 

Momentos antes, Bruno Lage tinha lançado na partida Renato Sanches, Belotti e Akturkoglu, alterações que vieram a revelar-se proveitosas. 

“Esses três jogadores acabaram por ter uma ação muito positiva, não só no próprio lance do golo, porque é preciso dizer que Belotti é que conduz aquela transição rápida e depois Akturkoglu acaba por finalizar, mas mesmo Renato Sanches tem um papel importante naqueles últimos minutos na forma como conseguiu segurar o meio-campo e impedir que o Rio Ave se empolgasse um bocadinho mais”, nota a comentadora. 

Mariana Fernandes diz ainda que as ‘aguias’ têm um problema de eficácia, uma questão agravada pela falta de “critério no último passe”: 

“[O Benfica] Cria as oportunidades, cria as situações de perigo, está sempre muito perto e muito inserido no último terço do adversário, mas a verdade é que falha muitas vezes no último passe, na última definição, na última assistência. Existe claramente um problema de definição neste momento no ataque do Benfica.” 

Pausa internacional interrompe campeonato

Esta semana, as competições de clubes dão lugar aos compromissos das seleções.  

A pausa internacional, segundo Mariana Fernandes, “é muito complicada” para os três grandes, que ficam sem vários internacionais. A comentadora afirma que, durante este período, será “complicado trabalhar processos ou algo novo”. 

Rui Silva, guarda-redes do Sporting, tem espreitado a titularidade na equipa das quinas, devido ao bom momento que atravessa, mas Mariana Fernandes entende que Roberto Martínez irá manter a confiança em Diogo Costa. 

Eis a lista de convocados por Roberto Martínez para jogos dos 'quartos' da Liga das Nações

Quanto ao meio-campo, a comentadora não tem dúvidas:  

“Acho que Vitinha e João Neves são os óbvios titulares, assim como Nuno Mendes é o óbvio titular também à esquerda da defesa.” 

Apesar disso, considera “muito improvável” que o selecionador nacional aposte em simultâneo nos médios do Paris Saint-Germain. 

A dupla jornada frente à Dinamarca, a contar para os quartos de final da Liga das Nações, arranca na quinta-feira, a partir das 19:45, em Copenhaga. 

A segunda partida realiza-se no domingo, no Estádio José Alvalade, à mesma hora.