Desporto

Israel poderá ser suspenso das competições da UEFA em breve

Se a UEFA votar a favor do afastamento de Israel das competições europeias, entraria em rota de colisão com o governo dos Estados Unidos - coanfitrião do Mundial 2026 -, que se opõe veementemente a tal decisão. 

Israel poderá ser suspenso das competições da UEFA em breve
Bernadett Szabo

A UEFA vai decidir na próxima semana se Israel será banido das competições desportivas europeias. A maioria dos membros do Comité Executivo da instituição estão a favor da decisão.

O jornal britânico The Times esclarece que um painel de consultores da Organização das Nações Unidas (ONU) apelou à FIFA e à UEFA para que avancem com a suspensão de Israel devido ao genocídio que está a levar a cabo em Gaza. 

O mesmo jornal garante que a maioria dos membros da UEFA que irão votar sobre a decisão, na próxima semana, estão a favor de afastar a seleção israelita, bem como os clubes do país das competições europeias. 

De momento, apenas o Maccabi Tel Aviv conseguiu apurar-se para a Liga Europa.  

Se a UEFA votar a favor do afastamento de Israel, entraria em rota de colisão com o governo dos Estados Unidos - coanfitrião do Mundial 2026 -, que se opõe veementemente a tal decisão. 

“Vamos trabalhar arduamente para impedir qualquer tentativa de banir a seleção nacional de futebol de Israel do Campeonato do Mundo”, disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA à Sky News, citado pela Reuters. 

"Israel violou os princípios, valores e estatutos da FIFA"

Mas, embora a UEFA tenha o poder de suspender Israel e os seus clubes das competições internacionais, a FIFA, órgão global do desporto-rei, pode não ter o mesmo entendimento e permitir, assim, que Israel continue a disputar o apuramento para o Mundial do próximo ano.  

O presidente da Associação Palestina de Futebol, Jibril Rajoub, já disse que os israelitas não deveriam ser autorizados a participar em jogos sob a tutela da UEFA e da FIFA. 

"Israel violou os princípios, valores e estatutos da FIFA. Portanto, acredito que Israel deve ser sancionado", disse Rajoub ao canal norueguês TV2. 

Na próxima janela internacional, em outubro, a seleção nacional de Israel enfrentará a Noruega e a Itália, as duas seleções que ocupam os dois primeiros lugares do grupo I de apuramento para o Mundial.

"Não temos nenhuma indicação de que enfrentaremos tal medida (suspensão da UEFA)", disse um porta-voz da Associação de Futebol de Israel à Reuters. 

"Estamos focados nos nossos jogos internacionais contra a Noruega e a Itália", acrescentou. 

Com agências