Economia

Governo anuncia até ao final da semana medidas para travar subida de preço dos combustíveis

Garantia foi dada pelo primeiro-ministro.

Loading...

O Governo vai apresentar até ao final da semana um conjunto de medidas para enfrentar a crise dos combustíveis, anunciou esta quarta-feira o primeiro-ministro, acrescentando que o executivo está a trabalhar com a ANTRAM e a ANTROP.

Questionado à saída de um debate na Assembleia da República sobre a reunião do Conselho Europeu, na quinta e sexta-feira, em Bruxelas (Bélgica), sobre a crise dos combustíveis, António Costa disse que, "com toda a probabilidade, até ao final da semana o Governo anunciará o conjunto de medidas" para responder a este problema.

Costa disse que há a consciência "de que esta crise é uma crise transitória, mas que vai durar ao longo dos próximos meses e é nesse sentido" que o executivo está a trabalhar com a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e com a Associação Nacional de Transportes de Passageiros (ANTROP) para encontrar soluções.

Preço dos combustíveis a subir

O preço dos combustíveis voltou a aumentar esta semana, pela 35.ª vez este ano, e, em alguns postos de abastecimento, o litro de gasolina e de gasóleo está dois cêntimos mais caro, uma subida que anula a ajuda do Estado anunciada na semana passada.

Os aumentos são atribuídos sobretudo à retoma económica, que fez subir o preço da matéria prima.

No início da pandemia, em abril do ano passado, o barril de petróleo chegou a mínimos de 21 dólares. A partir daí foi sempre subindo, mas a um ritmo lento, à medida que o mundo se recompunha do efeito dos sucessivos confinamentos.

Começou a acelerar com a abertura das economias e na sexta-feira já ultrapassava os 84 dólares.

Este mês, Portugal tinha a sétima gasolina mais cara da União Europeia. No gasóleo, num mês, Portugal passou de sexto para nono lugar.

Veja também: