Economia

Apoio de 125 euros: contribuintes queixam-se de falhas de segurança no Portal das Finanças

Portal da Queixa tem recebido vários relatos relacionados com o IBAN.

Apoio de 125 euros: contribuintes queixam-se de falhas de segurança no Portal das Finanças
Manuel Breva Colmeiro

Os contribuintes que dizem ter visto o seu IBAN alterado sem consentimento no Portal das Finanças acusam a Autoridade Tributária de falhas de segurança.

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Desde 20 de outubro, dia em que começou a ser pago o apoio de 125 euros, o Portal da Queixa recebeu várias reclamações.

Os contribuintes dizem que confirmaram os dados no Portal das Finanças, mas que, mais tarde, deram conta de terem sido alterados sem consentimento e sem serem informados.

Exigem respostas e acusam a Autoridade Tributária e o Portal das Finanças de falhas na segurança.

Contactado pela SIC, o Ministério das Finanças reforça a necessidade de voltar a confirmar o IBAN sempre que este não estiver atualizado. Para isso, basta aceder ao Portal das Finanças, entrar na opção "IBAN-ATUALIZAR" e fazer a alteração para o número correto.

Mas atenção, os 125 euros não serão entregues a nenhuma conta que não tenha o próprio contribuinte como titular.

Pagamento dos 125 euros pode demorar 6 meses devido a problemas com IBAN

A Autoridade Tributária informou que cerca de 320 mil transferências do apoio extraordinário não foram processadas, uma vez que consta um IBAN inválido no Portal das Finanças.

O pagamento dos 125 euros está a decorrer em duas fases: a primeira para quem tem o IBAN correto e confirmado, a segunda decorre ao longo de seis meses para aqueles que tardiamente se aperceberam de que era necessário fazer a atualização do IBAN.