Economia

TAP vai ter lucros de 35 milhões de euros

Os números só deverão ser públicos em março depois das contas terem sido auditadas, mas a SIC sabe que a companhia chegou a acordo com os tripulantes de cabine por causa desta folga no orçamento.

Loading...

A confirmação de viva voz chegou no dia em que a Presidente Executiva da TAP foi ao Parlamento. Christine Ourmières não avançou valores, mas fez questão de falar do assunto. Uma semana depois, o ministro insiste que a receita “terá um recorde”.

“A TAP terá um recorde de receitas e vai antecipar em cerca de dois anos os resultados que eram esperados em 2025”, afirmou João Galamba.

Ao que a SIC conseguiu apurar serão 35 milhões de lucro. Números que ainda devem ser auditados, isto porque dos mais de 100 milhões de euros de prejuízo que estavam previstos a companhia conseguiu uma melhoria de 146 milhões assegurando um resultado positivo.

A TAP recusa comentar este valor sustentando que os resultados da empresa serão tornados públicos na devida altura, ou seja, nunca antes de março, e só depois de serem comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Isto é da maior importância para o futuro da TAP, mas também permite obviamente boas notícias para os trabalhadores e foi isso que o processo negocial conseguiu trazer para todos”, acrescenta o ministro das Infraestruturas.

As boas notícias para os trabalhadores e a decisão de desconvocar a greve dos tripulantes de cabine só terão sido possíveis devido a esta folga no orçamento

O acordo entre o sindicato e a transportadora aérea vai custar mais de oito milhões de euros aos cofres da TAP. Se o novo acordo de empresa for assinado, até 31 de dezembro, os trabalhadores sindicalizados terão direito a um prémio.