Neste dia, em que se assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, é importante reforçar que esses direitos parecem cada vez mais afetados.
Com a necessidade, cada vez mais, de apertar na matemática, o verbo comprar tem de ser revisto em todas as conjugações.
"Temos que acabar por fazer uma poupança. O que às vezes gastava em quatro quantidades, compra-se dois, sempre assim, infelizmente tem de ser feito assim.", é o relato de um consumidor.
"As vezes tem acontecido umas tentativas de burlas, aconteceu comigo recentemente", disse.
A burlas também têm aumentado e os alertas são cada vez mais.
Quem defende os consumidores tem verificado um aumento de burlas com MBway e também na quilometragem de quem compra carros.
"Antes até dessa compra, o consumidor pode dirigir-se junto do IMT e pedir uma certidão das inspeções periódicas que ateste qual é o número de quilómetros e isso ajuda bastante, obviamente, depois mais tarde na prova que os quilómetros foram adulterados", explicou à SIC o advogado Miguel Cunha Machado.
E mesmo depois do verbo comprar, há que ter consciência que existe também o devolver.
"No caso de uma compra online, ou seja, se um consumidor efetuar uma compra junto de um vendedor profissional tem um prazo de 14 dias para aquilo que se chama o direito livre de resolução. Ora, se o consumidor exercer este direito de livre resolução o vencedor tem depois um prazo de 14 dias para reembolsar o consumidor de todas as quantias pagas. Se o pagamento não for realizado no prazo estipulado, o consumidor tem direito ao dobro das quantias pagas e isto tem escapado ao olhar atento de muitos consumidores e lojas online.", disse o advogado.
No processo, é importante verificar todas as condições e termos de compra e venda e também comparar preços nas várias plataformas comerciais
"Nós analisamos quatro cabazes de compra recorrente e são muito importantes no sentido em que um cabaz de puericultura utilizando o comparador de preço, temos toalhitas, fraldas, leite. Nós conseguimos fazer uma poupança até 9%, o que é muito importante nos dias de hoje. Um cabaz de produtos de cuidado pessoal conseguimos poupar até 14% e um cabaz de produtos para limpeza conseguimos poupar até 20%.", enunciou André Duarte, diretor comercial do KuantoKusta.
Também é importante verificar se os meios de pagamento são ou não credíveis e sempre que possível consultar os comentários de quem fez já compras anteriores.