Economia

Aumento intercalar de pensões: saiba quanto vai receber

O bónus da meia pensão não vai entrar na base de cálculo da atualização para 2024, ano em que o Governo prometeu recuperar na íntegra a fórmula que suspendeu em 2022.

Loading...

Os pensionistas vão acabar por receber ligeiramente mais do que receberiam se o Governo tivesse aplicado a fórmula de atualização normal. A garantia foi apresentada pela ministra do Trabalho numa entrevista à SIC Notícias.

O aumento intercalar é para todas as pensões de reforma, invalidez, velhice ou sobrevivência pagas pela Segurança Social ou pela Caixa-Geral de Aposentações.

O jornal Expresso fez as contas e concluiu que quem recebia 550 euros em dezembro de 2022, teve um aumento de 26 euros em janeiro deste ano. A partir de julho terá um aumento menor, mas que permitirá que os pensionistas recebam 596 euros.

Já no caso de um pensão de 2.000 euros, que em janeiro aumentou cerca de 90 euros vai subir 71 euros com este aumento intercalar. Assim, a pensão será de 2.161 euros.

Na prática, o resultado é igual ao que teria sido se a fórmula normal de atualização de pensões não tivesse sido suspensa como foi. No entanto, o bónus extra da meia pensão paga em outubro de forma antecipada promete "ganho do poder de compra", defende o primeiro-ministro.

De qualquer das formas, o bónus da meia pensão não vai entrar na base de cálculo da atualização para 2024, ano em que o Governo prometeu recuperar na íntegra a fórmula que suspendeu em 2022.