Economia

Vamos a contas: quanto pode poupar com a descida do IRS?

Neste artigo são traçados vários cenários tendo por base as alterações previstas no Orçamento do Estado para 2024. A taxa é reduzida até ao quinto escalão, mas todas as famílias saem beneficiadas.

Loading...

O Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) apresenta, entre as maiores novidades, uma descida do IRS que vai ser mais do dobro do previsto. A taxa desce até ao quinto escalão, mas esta mexida acaba por beneficiar todas as famílias.

As mexidas no IRS no próximo ano acontecem por duas vias: pela expansão dos intervalos dos escalões e pela redução das taxas para quem ganha até 1.900 euros brutos por mês. Ainda assim, até as famílias que ganham mais vão sair beneficiadas, pagando menos imposto na fatia do rendimento que está incluída nos primeiros escalões.

O melhor é irmos a contas.

Quanto poupa um trabalhador solteiro, sem filhos?

As contas são feitas com base num ordenado de 1.300 euros brutos por mês.

E um casal com dois filhos?

A estimativa tem em conta um rendimento conjunto de 2.000 euros brutos por mês.

E um casal sem filhos?

Neste caso, as contas são feitas tendo por base um rendimento conjunto mental de 3.000 euros brutos.


As mexidas vão ter em conta o rendimento da família e, por isso, o IRS vai descer na mesma proporção, qualquer que seja o estado civil ou o número de filhos.

A medida vai permitir que as famílias fiquem com 1,6 milhões de euros no IRS, mais do dobro do que o Governo tinha previsto no Programa de Estabilidade e Crescimento.

O ministro das Finanças admite que podia ter ido mais longe e mexer em mais escalões, mas o Governo optou por este cenário para não comprometer outras medidas.