Há seis anos que Gabriel trabalha e desconta em Portugal. Faz parte da comunidade brasileira que, em 2025, entre as diferentes nacionalidades estrangeiras, foi a que mais impostos pagou – 1,4 mil milhões de euros.
Mas o que recebeu em apoios foi muito menos 363 milhões. Entre os trabalhadores imigrantes que mais contribuem, seguem-se os indianos, angolanos e cabo-verdianos.
Os dados avançados pelo Jornal de Notícias mostram que os trabalhadores estrangeiros estão longe de ser um peso para o Estado.
No ano passado receberam 811 milhões de euros em prestações sociais, mas pagaram, cinco vezes mais em impostos: 4,1 mil milhões de euros.
Além disso, há setores como o da agricultura, onde já há mais contribuintes estrangeiros do que portugueses. E, no alojamento e restauração são já quase 40%.
Depois de retirados os apoios sociais dados a trabalhadores estrangeiros, a Segurança Social lucra mais de três mil milhões de euros com os descontos dos imigrantes. De 2024 para 2025, o valor entregue por esta população ao Estado aumentos 465 milhões.