Abusos na Igreja Católica

Escândalo dos abusos pode afastar fiéis de Fátima, admite D. José Ornelas

D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, admite que os casos de abusos sexuais possam afastar peregrinos do Santuário e reafirma que o mais importante é resolver o problema.

Loading...

O bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, admite que o escândalo dos abusos sexuais possa afastar peregrinos do Santuário, mas reafirma que o mais importante é resolver o problema.

O Santuário de Fátima recebeu no ano passado quase cinco milhões de visitantes, uma retoma depois dos anos da pandemia, mas que poderá perder fôlego com os efeitos do relatório sobre os abusos sexuais na Igreja.

“Queremos resolver o problema dos abusos. Se depois isso traz mais alguém ou dissuade alguém, pode acontecer. O pior era não fazer nada. Se nos sentimos tristes e revoltados com o que vimos e ouvimos, não é mau. Disso espero que saiam atitudes que levem a superar os problemas”, afirmou o bispo.

No encontro habitual com os responsáveis da hotelaria da cidade, ficou ainda um recado bem claro sobre os preços do alojamento para o período da Jornada Mundial da Juventude.

“Não pode ser uma ocasião para multiplicarmos as receitas”, disse.

A data da passagem do Papa por Fátima continua por definir, mas para já o santuário prepara-se para a chegada dos jovens.

“Há muitos jovens que vão optar por ficar em Fátima e nas imediações e que vão a Lisboa de autocarro ou pelos seus meios para participar na Jornada”, disse o padre Carlos Cabecinhas, reitor do santuário de Fátima.