Afeganistão

Ataques em Cabul "foram obra" do Daesh

Pelo menos 13 pessoas morreram.

Ataques em Cabul "foram obra" do Daesh
AKHTER GULFAM

Um funcionário dos EUA diz que "acredita definitivamente" que os ataques em Cabul, no Afeganistão, foram executados pelo grupo extremista Daesh.

A mesma fonte disse que militares dos EUA ficaram feridos no ataque junto ao aeroporto de Cabul, que envolveu dois homens-bomba e homens armados.

O Daesh é mais radical do que os talibãs e tem realizado diversos ataques no Afeganistão, matando numerosos civis, ao longo dos últimos meses.

Numa mensagem na rede social Twitter, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que se tratou de um ataque com duas explosões junto ao aeroporto de Cabul, confirmando informações de testemunhas que falam em vários mortos e feridos.

Kirby confirmou ainda que algumas das vítimas são norte-americanos, depois de vários meios de comunicação social relatarem cerca de uma dezena de mortes e vários feridos.

STRINGER

O ataque ocorreu em dois pontos distintos, um junto a um hotel da capital afegã e um outro junto a um dos portões do aeroporto de Cabul, onde se aglomeram milhares de afegãos, que procuram fugir do seu país antes do final da ponte aérea para a evacuação do Afeganistão.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, já foi informado sobre a explosão e dirigiu-se para a Sala de Crise, segundo uma fonte da Casa Branca.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse estar "muito preocupado" com as notícias relativas ao ataque junto ao aeroporto de Cabul, no Afeganistão, garantindo que a União Europeia (UE) irá acompanhar a situação de perto.