Eleições Autárquicas

António Costa diz que mau resultado seria o PS deixar de ter a "maioria das câmaras" do país

"Desejamos continuar a ser o maior partido", disse o secretário-geral do Partido Socialista.

À chegada à sede do Partido Socialista, no Largo do Rato, em Lisboa, António Costa disse que um mau resultado para os socialistas seria deixar de ser o maior partido autárquico.

O secretário-geral do PS sublinha que a abstenção "é sempre negativa" mas mostra-se confiante na afluência às urnas nestas eleições autárquicas.

"Provavelmente ainda há muito gente que vai votar até às 20:00. Vamos aguardar pelo resultado final", disse aos jornalistas.

Afluência ao voto até às 16:00 foi de 42%

A afluência às urnas registada até às 16:00 foi de 42,34% , segundo dados divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI). Um valor abaixo do registado nas eleições de há quatro anos: em 2017, à mesma hora, tinham votado 44,4% dos eleitores.

O primeiro balanço avançava que 20,94% dos eleitores tinham exercido o direito ao voto até às 12:00, o que representa mais de 1,86 milhões de pessoas. Há quatro anos, no mesmo período, tinham votado 22% dos eleitores.

Mais de 9,3 milhões de portugueses foram chamadas às urnas para eleger os executivos locais das 308 Câmaras e Assembleias Municipais e das 3.091 Assembleias de Freguesia.

Veja também: