Eleições Autárquicas

PS desvaloriza crescimento do Chega no Alentejo e mantém confiança na vitória em vários concelhos

José Luís Carneiro afirma que a sondagem da SIC revela um avanço significativo do PS na corrida à Câmara de Lisboa. O secretário-geral socialista esteve esta quinta-feira no Alto Alentejo, onde foi surpreendido ao almoço pela líder de outro partido.

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Luis Carneiro, durante a sua visita à Unidade de Produção Irmãs Flores, Bonecos de Estremoz, no âmbito da campanha para as eleições autárquicas, Estremoz, 2 de outubro de 2025.
Loading...

O líder do PS pôs as mãos na massa e fez um uma pomba da paz em barro num atelier dos tradicionais bonecos de Estremoz, onde também recebeu uma outra peça que espera que inspire a "Primavera do PS".

O dia de campanha para as autárquicas da caravana começou em Estremoz, distrito de Évora, no meio do barro e das tintas, com uma visita à loja e atelier das Irmãs Flores, que fazem figurado de Estremoz, uma arte secular reconhecida em 2017 como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Carneiro recebeu uma prenda do anfitrião socialista, que quis oferecer uma das mais emblemáticas peças, "A primavera de Estremoz".

"Que seja também uma primavera para o PS", desejou o secretário-geral do PS.

José Luís Carneiro, ainda na bancada, tinha gostado da Senhora das Misericórdias, considerando que era bom para proteger os candidatos autárquicos do PS, tendo Perpétua explicado que era uma santa "para ajudar os pobres".

PS acredita na vitória em vários concelhos

O secretário-geral do PS ter uma "força tranquila", esperando estar na noite das eleições autárquicas ainda "mais satisfeito" com a concretização de "algumas das promessas de vitória".

A tarde da campanha autárquica da caravana do PS começou com um contacto com a população em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, no final da qual José Luís Carneiro partilhou uma curiosidade.

"Vocês já repararam que eu não estou a transpirar? Sabe como é que se chama isto? Tranquilidade. Serenidade", afirmou, gerando a gargalhada dos presentes.

O líder do PS considerou que tem "esta tranquilidade" porque faz um "auto exercício" para se manter "sempre muito sereno com a chamada força tranquila".

"Estou convencido de que, se calhar, ainda vou estar um bocadinho mais satisfeito do que estou hoje porque algumas das promessas de vitória se calhar vão mesmo acontecer no dia 12 à noite", respondeu aos jornalistas.

O objetivo de Carneiro, que ao balcão da associação de reformados local não se furtou a beber um moscatel, quis deixar aos candidatos uma mensagem de ânimo.

"Que é o ânimo que faz com que se mobilizem as vontades para ganhar as eleições", enfatizou, tendo ao seu lado o presidente e recandidato do PS à Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.

Na perspetiva do secretário-geral do PS, Montemor-o-Novo é a terra daquele que foi um dos "melhores ministros da agricultura de sempre", Capoulas Santos.

"Hoje não pôde estar connosco, tinha um compromisso em Lisboa inadiável, mas pediu-me para vos transmitir um abraço muito forte, fraterno, solidário, de quem não esquece as suas origens e tudo faz também para procurar apoiar o nosso presidente da Câmara Olímpio a desempenhar uma boa função", transmitiu.

O encontro inesperado com a caravana da IL

José Luís Carneiro chegou a Montemor-o-Novo depois de ter estado num almoço em Vendas Novas em que comeu as tradicionais bifanas, depois de uma manhã dedica ao distrito de Évora.

Foi no restaurante que se deu um encontro improvável com a caravana da IL, tendo a presidente liberal, Mariana Leitão, ido cumprimentar o líder socialista. José Luís Carneiro ofereceu a Mariana Leitão que se juntasse à mesa socialista: "pode partilhar que o PS está sempre habituado a partilhar".

- Com Lusa