O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, mostrou-se disponível esta sexta-feira para ir à Comissão de Inquérito à TAP, como tinha sido pedido esta manhã pelo Chega.
Na audição de João Galamba foi revelado que o ministro da Administração Interna foi contactado pelo ministro das Infraestruturas para a mobilização da PSP ao local algo que José Luís Carneiro não se importa de ir esclarecer à comissão.
“Mais do que estar disponível, é uma obrigação, porque a comissão tem poderes de requisição de qualquer responsável da administração para prestar esclarecimentos, aquilo que direi na comissão é o que estou a dizer aqui. Não há qualquer facto que possa dar a comissão que não possa dizer aqui”, explicou o ministro.
Tendo isso em conta, José Luís Carneiro detalhou os factos, mais uma vez.
“Fui contactado pelo ministro das Infraestruturas, promovi o contacto com a PSP e o que decorreu aí está nos autos, e o que está nos autos está sob o segredo de justiça”, concluiu.
Na audição da comissão de inquérito à TAP que decorreu 18 de maio no Parlamento, João Galamba foi questionado pelo deputado do BE Pedro Filipe Soares sobre os acontecimentos da noite de 26 de abril no Ministério das Infraestruturas que se seguiram à demissão por telefone do seu ex-adjunto Frederico Pinheiro.
Segundo João Galamba, reportou os relatos que recebeu da sua chefe de gabinete a José Luís Carneiro e depois falou com o diretor nacional do PSP, "num procedimento análogo" ao que levou a cabo mais tarde nesse noite com a ministra da Justiça, que o colocou em "contacto com o diretor nacional da PJ".