Confrontos no Irão

Cerca de 80 mil pessoas em protesto em Berlim contra regime iraniano

Cerca de 80 mil pessoas em protesto em Berlim contra regime iraniano
Richard Vogel

Manifestações contra polícia intensificaram-se depois de uma jovem ter morrido por não usar de forma correta o véu islâmico.

Cerca de 80 mil pessoas manifestaram-se este sábado em Berlim contra o regime iraniano.

Os manifestantes percorreram algumas ruas da capital alemã com bandeiras e cartazes. Alguns diziam "Mulheres, Vida, Liberdade".

No protesto também participaram iranianos, que viajaram de países da Europa, dos Estados Unidos da América e do Canadá.

As manifestações contra as políticas do Irão intensificaram-se depois de uma jovem de 22 anos ter morrido por não usar de forma correta o véu islâmico.

Morte de Mahsa Amini

Mahsa Amini, de 22 anos, foi detida a 13 de setembro e morreu três dias depois de ter sido presa em Teerão pela Polícia dos Costumes por alegadamente ter violado o rigoroso código de vestuário da República Islâmica, onde os véus são obrigatórios para todas as mulheres em espaços públicos, o que desencadeou um conjunto de manifestações e uma onda de indignação internacional.

Vários mortos e centenas de detidos em manifestações no Irão

Várias pessoas foram este sábado presas no Irão no seguimento das manifestações na capital, em protesto contra a morte de uma jovem depois de ser detida pela polícia dos Costumes por ter violado o código de vestuário islâmico.

As autoridades iranianas responderam com violência aos protestos, onde muitas mulheres participaram sem o véu e entoaram slogans contra o governo, de acordo com a agência francesa de notícias France-Presse (AFP), que dá conta da dificuldade de avaliar o número de participantes e de detidos devido à imposição de restrições à utilização da internet.

Dezenas de pessoas, principalmente manifestantes mas também membros das forças de segurança, foram mortas durante os protestos e há centenas de pessoas, incluindo mulheres, que foram presas, diz a AFP, sem apresentar números concretos.

Últimas Notícias
Mais Vistos