Confrontos no Irão

Mais um homem condenado à morte no Irão por participar em protestos antigovernamentais

Desde setembro, já foram condenadas 20 pessoas.

Loading...

O Irão confirmou a sentença de morte para mais um homem que participou nos protestos antigovernamentais. Pelo menos dois conhecidos ativistas antirregime foram já enforcados.

Os tribunais iranianos nem sempre são claros. Muitos cidadãos foram detidos durante os protestos ou depois de identificados por terem participado em manifestações contra o regime desde setembro.

Mas sobre os milhares de detidos e os mais de 20 condenados à morte pesam acusações nem sempre relacionadas com a oposição ao governo de Teerão.

Mohsen Shekari e Majidreza Rahnavard, por exemplo, ambos com 23 anos e ambos participantes nas manifestações contra a morte de Mahsa Amini. Os dois homens foram enforcados por terem - disse o tribunal - agredido ou assassinado elementos das forças de segurança.

Há também o caso de Saman Saidi, um rapper condenado à morte em outubro, por criticar o Governo nas suas músicas.

O tribunal aceitou o recurso interposto pela defesa e anulou a sentença, mas marcou um novo julgamento.

Já a famosa atriz iraniana, Taraneh Alidoosti, foi detida depois de publicar no Instagram, onde tem 8 milhões de seguidores, uma crítica ao enforcamento de um dos ativistas. É acusada de não ter documentação que prove que Shekari, um dos enforcados, era inocente.

Entretanto, Teerão prendeu nas últimas horas 7 pessoas com ligações ao Reino Unido, algumas com dupla nacionalidade.