A Direção-Geral da Saúde confirmou esta tarde que os outros quatro tripulantes portugueses do Diamond Princess não estão infetados com o novo coronavírus.
De acordo com informação enviada à DGS pelas autoridades japonesas, os testes feitos a estes tripulantes foram negativos.
A Direção-Geral da Saúde garante ainda que continua a acompanhar a situação em articulação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e com as autoridades de saúde pública no local.
Português infetado não deve sair hoje do navio para um hospital
Não ter sintomas da doença "é positivo", diz Graça Freitas
A diretora-geral da Saúde deixou uma “palavra de tranquilidade” ao português que deu teste positivo ao coronavírus Covid-19, salientando que o facto de “estar assintomático” é bom indicador.
“Temos de estar tranquilos e pensar que este senhor, para bem dele, e ainda bem, este nosso concidadão, ate à data não apresenta sintomas, vamos aguardar para ver a evolução, mas estar assintomático é, por enquanto, positivo”, disse Graça Freitas em declarações à agência Lusa.
“No caso concreto deste senhor, e de outros passageiros e tripulantes que se encontram a bordo e assintomáticos, há um critério de prioridade. A indicação que há nestas situações é para isolamento e ficar em vigilância para ver se os sintomas evoluem ou não evoluem”, explicou a responsável.
Veja também:
Mapa interativo mostra em tempo real os países afetados pelo coronavírus
A Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, criou, em conjunto com outras entidades, um mapa interativo que permite acompanhar a evolução do coronavírus no mundo.