Coronavírus

Dublin cancela desfiles do dia de St. Patrick devido ao novo coronavírus

No dia 17 de março.

Dublin cancela desfiles do dia de St. Patrick devido ao novo coronavírus
Hamad I Mohammed

O governo irlandês decidiu esta segunda-feira cancelar os desfiles do dia do patrono do país, St. Patrick, que comemora no próximo dia 17, em Dublin e noutras cidades, como em Cork, devido ao surto do novo coronavírus.

O comité especial para lidar com o novo coronavírus, presidido pelo primeiro-ministro, Leo Varadkar, anunciou esta segunda-feira esta decisão, depois de analisar um relatório sobre o Covid-19 no país.

O ministro da Saúde, Simon Harris, advertiu que a Irlanda pode enfrentar um "surto do novo coronavírus muito grave", parecido com os de Itália, França ou Alemanha.

Em declarações à RTE, Harris afirmou que "existe um risco moderado a alto" de que o país siga um "padrão de contágio semelhante" a outros países europeus.

"O que temos de fazer, desde o governo até à sociedade, é sobretudo prepararmo-nos e dar apoio aos grupos vulneráveis de pessoas mais velhas e doentes com patologias subjacentes", disse o ministro que também pediu calma e cidadania.

Reconheceu que "muita gente está preocupada" mas lembrou que noutros países "80% dos que contraíram o vírus" não ficaram gravemente afetados, apesar de "alguns" estarem "muito doentes".

A ilha da Irlanda já registou 33 casos infetados de Covid-19, 21 na República da Irlanda e 12 na província britânica da Irlanda do Norte.

St. Patrick é o patrono da Irlanda e o dia é de celebrações religiosas e culturais, que assinalam a chegada do cristianismo a este país e a sua herança, recebendo as cidades centenas de milhares de pessoas todos os anos, nomeadamente turistas.