Coronavírus

Felgueiras e Lousada pedem condições especiais de pagamento ao Banco de Portugal

Ralph Orlowski

Das responsabilidades de empresas e privados afetados pelo impacto do novo coronavírus.

Especial Coronavírus

Felgueiras e Lousada pedem condições especiais de pagamento das responsabilidades de empresas e privados afetados pelo impacto do novo coronavírus na economia, segundo uma carta conjunta dos dois municípios enviada ao Governador de Portugal.

"Apelamos à concessão de condições especiais de pagamento das responsabilidades das empresas e particulares de Felgueiras e de Lousada afetados pelo impacto da Covid-19, através da aprovação de períodos de carência de capital e juros", lê-se numa carta-aberta assinada pelos dois presidentes de câmara, à qual a Lusa teve hoje acesso.

Lousada e Felgueiras, concelhos do distrito do Porto onde foram detetados vários casos de infeção por Covid-19, viram as autoridades nacionais encerrar, na segunda-feira, escolas e outros equipamentos públicos e privados, como medidas de contenção do impacto do novo coronavírus.

Segundo Nuno Fonseca, de Felgueiras, e Pedro Machado, de Lousada, as "condições especiais" solicitadas ao Banco de Portugal permitirão "que os compromissos assumidos não entrem em situação de incumprimento e significarão uma preciosa ajuda, aliviando o fardo financeiro daqueles que são afetados por este flagelo".

"Está a tornar-se cada vez mais claro que a Covid-19 causará danos não apenas na saúde da nossa população, mas que implicará consequências económico-financeiras consideráveis no nosso território", lê-se ainda na posição conjunta enviada ao governador Carlos Costa.

Os dois autarcas recordam que "Felgueiras e Lousada têm sido cumpridores das medidas decretadas" e, por isso, defendem que o território e a sua economia não devem ser "duplamente penalizados".

Anotam, também, ser importante, "neste momento difícil, a união e colaboração de todas as entidades, nomeadamente das instituições financeiras, no sentido de minimizar o impacto da pandemia" nos munícipes de Felgueiras e Lousada.

SIGA AO MINUTO AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE O SURTO DE COVID-19

Veja também:

  • 246 mortos e quase 10 mil casos de Covid-19 em Portugal

    Coronavírus

    O último balanço da DGS dá conta de 246 mortes e 9.886 casos de Covid-19 em Portugal. São mais 37 óbitos e 852 infetados em relação a ontem. Nas últimas 24 horas, Espanha registou mais 932 mortes e 7.472 casos. O balanço de vítimas em território espanhol ascende agora a 117.710 infetados e 10.935 vítimas mortais. A edição deste ano do festival Rock in Rio em Lisboa foi adiada para 2021. Siga aqui ao minuto as últimas informações sobre a pandemia.

    Direto

    SIC Notícias