O presidente do Banco Europeu de Investimento, Werner Hoyer, considera que a União Europeia deve disponibilizar entre 28 e 40 mil milhões de euros para as pequenas e médias empresas.
Na carta enviada este domingo aos ministros das Finanças da União Europeia, Werner Hoyer explica que o impacto económico do encerramento de grande parte das empresas será imediato e generalizado.
Nessa carta, acrescenta ainda que a Europa precisa de responder em conjunto aos danos económicos e financeiros.
Os ministros das Finanças europeus reuniram esta segunda-feira por videoconferência para acordar com sentido de urgência "sem precedentes", medidas que mitiguem o impacto económico do surto do novo coronavírus, que ameaça mergulhar a economia europeia na recessão.
Na sexta-feira, a Comissão Europeia já admitiu como "muito provável" que o crescimento da economia da zona euro e do conjunto da União recue para níveis abaixo de zero este ano, face ao "choque" provocado pelo surto de Covid-19.
"Podemos dizer que é muito provável que o crescimento na zona euro e na União Europeia (UE) como um todo caia para baixo de zero este ano, e potencialmente consideravelmente abaixo de zero", assumiu o responsável máximo da Direção-Geral de Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia.
Veja também:
- Governo contactou os estudantes portugueses em Erasmus
- OMS considera pandemia "a maior crise sanitária global do nosso tempo"
- Covid-19: prejuízos de milhões no futebol
- Economistas pedem financiamento na União Europeia por causa do novo coronavírus
- Itália ultrapassa os 2.000 mortos devido ao coronavírus, mais 349 em 24 horas
- Comissão europeia propõe vias rápidas para mercadorias