Coronavírus

Primeiros dois doentes no Alentejo foram infetados fora da região

Autoridade de Saúde pede calma à população avisando que deverão surgir mais casos na região.

Especial Coronavírus

Os primeiros dois casos positivos de Covid-19 no Alentejo foram confirmados na terça-feira e são de pessoas que contraíram a infeção Covid-19 fora da região, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde.

Em comunicado da Administração Regional de Saúde (ARS) Alentejo, a diretora do Departamento de Saúde Pública, Filomena Araújo, esclareceu que estes casos positivos "estão na linha do expectável pela situação epidemiológica em curso" e que "mais casos" virão a ser registados.

A mesma responsável da ARS pediu à população para que "não entre em pânico" e não adote "medidas discriminatórias e de invasão de privacidade" dos doentes.

Os primeiros casos positivos da pandemia de Covid-19 no Alentejo "demonstram que o trabalho promovido pelos serviços de Saúde foram efetivos e que temos que continuar a promover a sua permanente adequação", frisou Filomena Araújo.

Até terça-feira, lembrou, "todos os casos suspeitos identificados" no Alentejo, "que precisaram de realizar testes, os mesmos foram realizados, tendo todos sido negativos para coronavírus".

Por parte de "todos os cidadãos", segundo a Autoridade de Saúde Regional, "importa manter as medidas que promovem a contenção da doença, a nível individual e coletivo".

Filomena Araújo apelou também à "participação ativa de todos para que sigam as recomendações que forem sendo difundidas, de acordo com a evolução da situação" relativa à pandemia de Covid-19, frisando que "o Alentejo e todos os que residem e trabalham" na região "saberão estar unidos na luta contra este desafio global enorme".

No comunicado, a responsável pelo Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo lembra as recomendações para a população sobre as medidas de prevenção:

  • o distanciamento social (evitar contacto próximo com outras pessoas),
  • a adoção de medidas de higiene das mãos, de limpeza de objetos e superfícies
  • e de etiqueta respiratória (não espirrar, tossir ou falar em direção a outros ou para as mãos),
  • e o recurso preferencial ao contacto com a linha SNS24 -808242424

Os últimos números referentes a Portugal

O Alentejo registou os primeiros dois casos de Covid-19, segundo o boletim hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que indica que mais de 85% dos doentes estão a recuperar em casa.

De acordo com os dados da DGS, das 642 pessoas infetadas com o novo coronavírus em Portugal, 89 estão internados e 553 estão a recuperar em casa.

Há 4.074 casos em que o teste deu negativo e 351 casos a aguardar resultado laboratorial.

O boletim da DGS indica ainda que desde o dia 01 de janeiro foram registados 5.067 casos suspeitos.Portugal regista duas vítimas mortais da doença e três doentes já recuperados.

SIGA AQUI AO MINUTO AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE A COVID-19

Veja também: