Governo admite aumento de pressão sobre os hospitais
Rafael Marchante

Coronavírus

Governo admite aumento de pressão sobre os hospitais

No dia em que o balanço da Direção Geral de Saúde dá conta de 311 mortes e 11.730 casos de Covid-19 em Portugal, o Governo admite que aumentou a pressão sobre os hospitais. Esta segunda-feira, ficou ainda a saber-se que o País já tem um mapa de risco de infeção por coronavírus. Em Londres, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson está internado nos cuidados intensivos. Em Espanha, o número de óbitos desceu pelo quarto dia consecutivo. Já os Estados Unidos ultrapassaram as 10 mil mortes. O novo coronavírus matou, desde dezembro, 73.139 pessoas e infetou mais de 1,3 milhões em todo o mundo.

Todo o direto

Primeiro-ministro quer começar por retomar as aulas do ensino secundário

Governo admite aumento de pressão sobre os hospitais
MARIO CRUZ / POOL

O Governo tem um plano para reabir as escolas começando pelas aulas do ensino secundário. A opinião dos especialistas da saúde será fundamental.

Conselho de Segurança vai discutir pandemia na quinta-feira

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai discutir a situação de pandemia, pela primeira vez, na quinta-feira, após semanas de impasse entre os seus membros, segundo fontes diplomáticas não identificadas pela AFP.

Há uma semana, e após dias de impasse devido a divergências entre os membros permanentes do Conselho de Segurança, nove dos dez membros não permanentes - por iniciativa da Alemanha - reclamaram, formalmente, uma sessão devotada à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O pedido inclui a audição, nessa sessão, do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que já disse estar disponível para se reunir com o Conselho de Segurança para abordar a pandemia e o seu apelo a um cessar-fogo global.

A reunião agendada para quinta-feira vai decorrer à porta fechada, às 20:00 (hora de Lisboa), segundo as mesmas fontes diplomáticas ouvidas pela AFP.