O número de novos casos não pára de aumentar em toda a Europa. A Organização Mundial de Saúde alerta que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas.
A OMS afirma que a utilização de máscara pode evitar mais de 280 mil mortes nos próximos 3 meses.
Ainda assim, um grupo de manfistantes fez questão de se juntar este sábado no centro de Lisboa para dizer que está contra as restrições impostas pelas autoridades, nomeadamente, a obrigatoriedade de uso de máscara de proteção.
A SIC falou com especialistas que contrariam estes manifestantes, onde estavam também alguns médicos, e afirmam que usar máscara é fundamental para evitar a transmissão do vírus.
72 concelhos com risco muito elevado de contágio
Portugal atingiu este sábado um novo máximo de casos de covid-19, um número que há uns meses parecia ser impensável: 3.669. Só na região Norte registaram-se mais de 2.200 infeções. A última semana é, assim, a pior de sempre desde o início da pandemia.
Desde março há registo de 116.109 casos de covid-19 e 2.297 mortes causadas pela doença.
Os internamentos hospitalares também atingiram nas últimas 24 horas os valores máximos registados desde o início da pandemia, num total de 1.455, mais 37 pessoas internadas do que na sexta-feira. Nos cuidados intensivos estão internados 221 doentes, mais 23 do que no dia anterior.
O Semanário Expresso, também avançou este sábado, que há pelo menos 72 concelhos do país que têm um um risco muito elevado de infeção pelo novo coronavírus e a a zona de maior incidência é na região Norte.
A fronteira de perigo é traçada quando existem mais de 120 novos casos de infeção por cada cem mil habitantes.
-
Em que situações é obrigatório o uso de máscara na via pública?
-
Governo investe mais 7 milhões de euros em máscaras para o 2.º período letivo
-
Escolas encerram em Borba e Vila Viçosa por causa de surtos nos concelhos
-
Ferro admite diploma para uso obrigatório de máscaras e da app apesar de dúvidas
- OMS prevê que uso generalizado de máscara impeça 281 mil mortes até fevereiro