Coronavírus

Covid-19. Portugal "ainda não está na fase crítica, vai piorar" 

Entrevista SIC Notícias

Pneumologista Filipe Froes diz que o Governo já deveria estar a pensar nas medidas para os 10 mil novos casos diários previstos para meados de dezembro.

Especial Coronavírus

Filipe Froes garante que Portugal ainda não chegou à "fase crítica" da pandemia. O pneumologista e coordenador do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos diz que o Governo já deveria estar a pensar nas medidas para os 10 mil novos casos diários previstos para meados de dezembro.

Na Edição da Noite, afirmou que Portugal desvalorizou o novo coronavírus e acusou o Governo de "planear mal e não se antecipar" à segunda vaga da pandemia que ainda ninguém sabe quando irá terminar.

"Temos de começar a fazer um esforço enorme para tentar achatar a curva. Falo por questões sanitárias. Antes de salvarmos restaurantes ou hotéis, temos de salvar os portugueses, porque sem portugueses, não há atividade", sublinhou.

Sobre as mais recentes medidas anunciadas pelo Governo, Filipe Froes considera e insuficientes e tardias.

"Devíamos estar a pensar em medidas para a possibilidade dos 10 mil casos diários e 100 óbitos por dia. Se isto acontecer vai ser uma situação de quase rutura do Serviço Nacional de Saúde", afirmou.