Sábado e domingo aplica-se o recolher obrigatório em 114 concelhos portugueses que são considerados de alto risco de contágio da Covid-19. Não há limites há circulação entre municípios, mas os estabelecimentos vão ter de encerrar às 13h00. Depois de vir clarificar as medidas, o Governo anunciou dez exceções.
Fora da regra ficam os estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares com menos de 200 metros quadrados e porta direta para a rua, restaurantes e similares mas apenas para serviço de entrega ao domicílio, farmácias, atividades funerárias, serviços médicos e de apoio social, áreas de serviço, estabelecimentos de rent-a-cargo e rent-a-car, assim como hotéis e outros alojamentos.
Para além disso, são permitidos passeios higiénicos e de animais domésticos próximos de casa.
Estas regras são aplicadas aos concelhos considerados de alto risco, sem contra com os 77 que foram adicionados esta quinta-feira e cujas regras só serão aplicadas a partir de segunda. De fora ficam também os sete concelhos cujo o risco diminuiu nos últimos 15 dias e, por isso, deixaram de estar na lista.
António Costa quer que os portugueses cumpram as regras, em vez de andarem à procura das lacunas e exceções.
“Manifestamente houve abuso, e perante o abuso só há uma medida a tomar que é regra clara, fecha tudo às 13h com aquelas pequeníssimas exceções”, disse o primeiro-ministro.
Para além de clarificar as novas medidas, Costa assumiu ainda a culpa de não ter sido claro na comunicação das regras.