Coronavírus

Vacina para a covid-19. Parecer técnico "é sempre preliminar" e "não exclui idosos com mais de 75 anos"

Dulce Salzedas, jornalista da SIC, em análise na SIC Notícias explica que o parecer "não diz que os idosos com mais de 75 não serão vacinados".

Saiba mais...

O parecer técnico que foi entregue ao Ministério da Saúde é "sempre preliminar" e este em concreto "não exclui os idosos com mais de 75 anos", explica Dulce Salzedas, jornalista da SIC especializada em saúde. O que ele transmite afinal é que "ainda não há informações" sobre o "efeito das vacinas", que já estão na Agência Europeia do Medicamento, nesta faixa etária.

"Apesar da Comissão Técnica de Vacinação fazer pareceres técnicos, que até à data da entrada da vacina são sempre preliminares, nunca são definitivos, cabe depois ao Ministério da Saúde e ao Governo decidir politicamente. É assim em todas as vacinas."

Ou seja, "uma coisa é o parecer técnico, que é o que fazem as comissões técnicas de vacinação, outra coisa é a decisão política", esclarece Dulce Salzedas. Acrescentando também que "esta questão da priorização e de colocar as pessoas em grupos não quer dizer que seja uma coisa taxativa" .

A jornalista avança ainda que o "plano final poderá ser apresentado para a semana".

Veja também:

  • 14:54