O coordenador do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19 garante que Portugal está pronto para começar a vacinação.
Antecipada a reunião da Agência Europeia do Medicamento para a próxima segunda-feira, é possível que a vacinação contra a covid-19 comece uma semana antes da data prevista, ou seja, ainda antes do fim do ano.
O plano de vacinação mais desenvolvido será conhecido no fim da semana. Mas na audição parlamentar pedida pelo PSD e pelo CDS, o coordenador avançou já alguns pormenores.
Francisco Ramos diz que a identificação das pessoas que constam dos grupos prioritários já está em curso, mas as marcações para as vacinas ainda não arrancaram.
Entretanto está a ser preparada uma campanha de sensibilização para a vacinação, que não será obrigatória. As doses, garante Francisco Ramos, vão chegar para todos.
Através da vacinação, e tendo em conta a análise dos peritos, Francisco Ramos acredita que Portugal pode chegar à imunidade de grupo no final da primavera ou início de verão. Ainda assim, lembra que nada vai mudar no imediato.
- Covid-19. Vacinação vai assentar no recurso a 20% dos enfermeiros dos centros de saúde
- Von der Leyen quer os 27 a iniciar no mesmo dia a vacinação contra a covid-19
- Vacina contra covid-19. União Europeia espera aprovação na próxima semana
- OMS alerta para 3.ª vaga de covid-19 na Europa e pede uso de máscaras no Natal