Coronavírus

Enfermeira que administrou a primeira vacina: “Foi uma honra ter sido escolhida”

Ana Isabel Ribeiro é enfermeira e também ela foi vacinada contra a covid-19

Especial Coronavírus

No passado domingo estava a ser administrada a primeira vacina contra a covid-19. A enfermeira Ana Isabel Ribeiro foi quem a administrou.

“Foi seguramente um dia especial e foi uma honra ter sido escolhida e ter vacinado o nosso professor”, diz a enfermeira, referindo-se a António Sarmento e lembrando que foram vacinados mais de dois mil profissionais de vacina só no primeiro dia.

Ana Isabel Ribeiro tem 39 anos e é natural de Guimarães. Também ela recebeu a primeira dose da vacina sem hesitar um segundo sequer.

“Confio plenamente na vacina. Acho que é a forma de nos protegermos, a nós profissionais de saúde para conseguirmos tratar dos nossos doentes e é a forma de, depois, numa segunda fase, protegermos a população”.

Lembra sentiu uma ligeira dor no braço por causa da picada da agulha. Não sentiu efeitos secundários. A todos os que lhe perguntam, afirma sempre que a vacina é uma sinal de esperança e nega as teorias negacionistas.

A segunda toma da vacina contra a covid-19 está já agendada para 17 de janeiro. Calha, de novo, a um sábado. Apesar da emoção e do entusiasmo, Ana Ribeiro lembra que ainda é muito cedo para baixar a guarda.