As novas regras entram em vigor esta sexta-feira. Apesar do dever de recolhimento há serviços que vão continuar a funcionar e há exceções pelas quais pode sair da casa.
A grande novidade, face ao confinamento anterior, são as escolas que vão continuar a funcionar sem restrições. A medida aplica-se desde a creche à universidade, incluindo também ATLS e centros de explicação.
Também missas e funerais vão poder ser realizados, mas com regras. No entanto, a Conferência Episcopal Portuguesa defende que os batismos, crismas e casamentos devem ser suspensos durante o confinamento.
As visitas aos lares vão ser possível, bem como a hospitais. Cada instituição vai poder aplicar as regras de segurança necessárias.
As mercearias, supermercados e hipermercados vão estar abertos e sem limitação de horários. No setor de bens alimentares estão também incluídos talhos, frutarias, peixarias e padarias. Feiras e mercados podem também realizar-se, mas só para venda de comida e mediante autorização da autarquia.
A saúde vai continuar a funcionar, desde as clínicas médicas aos dentistas, veterinários e farmácias. Os serviços de apoio social e voluntário também.
Todos os serviços públicos vão estar operacionais - como tribunais e repartições das finanças - mas só por marcação. O Governo anunciou que vai reforçar o atendimento por telefone e internet.
Poderá também ir a papelarias e tabacarias, correios, bancos, seguros, notários, escolas de condução, centros de inspeção e é ainda possível alugar carros ou ir à oficina. Se tiverem clientes, os hotéis e alojamentos locais têm ordem para abrir.
Consulte aqui as novas medidas do estado de emergência
- As exceções ao dever geral de recolhimento domiciliário
- Visitas a lares permitidas no novo estado de emergência
- Comerciantes estão mais preparados para enfrentar confinamento do que em março
- Comércio e restauração: saiba o que fecha com o novo confinamento
- Escolas vão ficar abertas durante o confinamento
- Liga profissional de futebol vai ser mantida em atividade, garantiu primeiro-ministro