A operação de fiscalização das medidas de confinamento, realizadas pela PSP nas últimas 24 horas, resultou em cinco detenções. Os dados foram revelados, esta quinta-feira, à SIC pelo porta-voz da PSP.
Uma das detenções resultou do crime desobediência à ordem da autoridade de saúde, outras duas estão relacionadas com o não cumprimento do encerramento de estabelecimentos. As autoridades encerraram também 22 estabelecimentos e levantaram 126 autos.
“A população, quando abordada pela polícia, tem um conhecimento quanto baste da legislação e consegue, na maioria das vezes, justificar o motivo da sua permanência ou deslocação na via pública. Obviamente também nos apercebemos de situações de abuso que prontamente colmatamos. O que aqui está a fazer falta é uma adesão voluntária, convicta por parte da maioria dos cidadãos”, afirma Nuno Carocha.
O porta-voz da PSP sublinha ainda que estes números são “bastante elevados”, principalmente quando comparados com o período de confinamento anterior. “São números que não têm possibilidade de comparação, verificava-se um muito maior grau de adesão às regras por parte da população”.
- Covid-19. Perito diz que 15 dias de restrições serão "insuficientes" e apela a medidas "drásticas"
- Covid-19. Há hospitais a fazer medicina de catástrofe
- Covid-19. Marcelo promulga decretos de alteração ao estado de emergência e de novos apoios
- Fecho das escolas compensado no Carnaval, Páscoa e verão. Ensino à distância pode vir a ser ponderado
- Ordem diz que dois médicos morreram com covid-19 nos últimos dois dias
- Covid-19. Governo já pagou 268 milhões de euros às empresas através do programa Apoiar.pt