Coronavírus

Aliviar o confinamento antes do fim do mês "é muito arriscado", dizem especialistas

Limiar de casos seguros deve rondar os dois mil casos diários.

Aliviar o confinamento antes do fim do mês "é muito arriscado", dizem especialistas
Pedro Nunes

Aliviar o confinamento antes do fim do mês é "muito arriscado", defendem os especialistas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ouvidos pelo jornal Expresso.

Os peritos dão o exemplo de países como a Áustria ou a Inglaterra, onde começaram a aliviar medidas e viram a incidência entrar num planalto.

Por isso, estes especialistas acreditam que em Portugal pode acontecer o mesmo, se desconfinarmos sem um limiar de casos seguro. Esse limiar, defendem, deve rondar os dois mil casos diários, e pode não ser alcançável antes do fim do mês.

O atual confinamento deve permitir chegar ao fim deste mês com um número de casos a rondar os 3 mil por dia, como acontecia antes do Natal.

Mais de 2,2 milhões de mortos no mundo

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.269.346 mortos resultantes de mais de 104,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os países mais afetados continuam a ser os Estados Unidos, o México e o Brasil .

Portugal com mais 225 mortes e 7.914 novos casos de covid-19

Em Portugal, morreram 13.482 pessoas dos 748.858 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Links úteis

Mapa com os casos a nível global