Coronavírus

Espanha admite começar a utilizar o passaporte digital de vacinas em maio

Bruxelas vai apresentar uma proposta legislativa para o "passe digital verde" daqui a uma semana.

Turistas britânicos em Benidorm
Turistas britânicos em Benidorm
MANUEL LORENZO / EPA

A ministra do Turismo de Espanha admite começar a utlizar o passaporte digital de vacinas já em maio, por altura da Feira Internacional de Turismo em Madrid, revelou numa entrevista à televisão espanhola Antena 3.

Oos líderes da União Europeia concordaram em trabalhar em certificados de vacinas.

Bruxelas vai apresentar uma proposta legislativa para o "passe digital verde" daqui a uma semana, no dia 17 de março. É uma forma de facilitar a circulação entre estados membros, seja em trabalho ou em turismo.

Até lá ainda há questões para resolver como o nome e a função. A ministra da Saúde, Marta Temido sublinha que no fundo trata-se de mais um instrumento para que seja possível retomar alguma normalidade.

Ainda assim, há quem se oponha a esta ideia. A Bélgica recusa ligar a liberdade de circulação à vacinação, não só porque a vacina não é obrigatória, como também ainda não está disponível para todos.

Mais de 2,6 milhões de mortos em todo o mundo

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.600.802 mortos no mundo, resultantes de mais de 117 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A Espanha registou até ontem 3.164.983 casos de infeção e um total de óbitos de 71.727 desde o início da pandemia.

Em Portugal, morreram 16.595 pessoas e há 811.306 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Links úteis

Mapa com os casos a nível global