Coronavírus

Covid-19. Autoridades de saúde portuguesas reafirmam que vacina da AstraZeneca é segura

À SIC, fonte do Infarmed diz esperar esta semana as conclusões do Comité de Segurança da Agência Europeia do Medicamento.

Loading...

Em Portugal há 173 mil 677 vacinados com uma dose da AstraZeneca.

Dois casos de trombose levaram a Direção-Geral da Saúde e o Infarmed e emitir um comunicado, esclarecendo que são situações diferentes daquelas que se encontram em avaliação pela Agência Europeia do Medicamento associando a toma da vacina à formação de coágulos no sangue.

Países como Irlanda, Bulgária, Noruega, Dinamarca, e agora a Alemanha, optaram por suspender esta vacina. Enquanto na Áustria, Estónia, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Itália e Roménia, foram retirados lotes, que o Infarmed fez saber, logo na altura, que não foram distribuídos em Portugal.

A AstraZeneca disse ter revisto a segurança e com mais de 17 milhões de pessoas vacinadas, na União Europeia e no Reino Unido, tendo conhecimento de 22 situações de trombose, afirma que não há provas de um risco acrescido de embolia pubmonar ou trombose seja qual for o grupo etário, em mulheres ou homens, nem num lote ou qualquer país em particular.