Para evitar comprometer o calendário do desconfinamento, a autarquia de Portimão inicia esta quarta-feira uma operação de testagem massiva da população. O município algarvio quer travar, o quanto antes, os números crescentes da infeção por covid-19, impulsionados na última semana por um surto na construção civil.
O alerta de surto foi dado a 17 de março. Nos rastreios aos contactos de um trabalhador infetado numa obra, foram identificados outros 11 que operavam noutras construções no concelho.
Brigadas conjuntas das autoridades de saúde e das condições do trabalho têm percorrido estaleiros de obras, na última semana, para realizar testagem massiva aos trabalhadores. Somaram duas dezenas de casos ao surto ativo, que se estende já a obras localizadas noutros concelhos.
Nos últimos 14 dias foram registados 70 novos casos no concelho. Só nas últimas 24 horas, foram identificados mais 19 infeções.
A autarca de Portimão, Isilda Gomes, teme que o calendário de desconfinamento possa estar em causa e, por isso, lançou uma operação de testagem massiva da população do concelho. A operação arranca já esta quarta-feira, no Portimão Arena, e terá unidades móveis nas freguesias.
Não há limite para o número de testes, nem para a duração da campanha de testagem. Depende exclusivamente da inscrição dos cidadãos no portal do município ou contactando por telefone a Proteção Civil.
A ideia é interromper as cadeias de contágio rapidamente para que o plano de reabertura da economia não tenha de dar um passo atrás.
- Últimos dados sobre a evolução da pandemia em Portugal
- Covid-19. Mais de 82 mil testes e 80 casos positivos em rastreio nas escolas
- Covid-19. Câmara de Lisboa vai testar mais de seis mil funcionários quinzenalmente
- Continuam os testes à covid-19 nas escolas. Cruz Vermelha suporta a testagem no privado
- Covid-19. Governo recomenda testes regulares no ensino superior
- Restrições mantêm-se na Madeira até pelo menos 29 de março
- Número de mortes em lares baixou 98% no último mês
- Partidos pedem testagem massiva a acompanhar o desconfinamento