Portugal pode atingir os 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes dentro de um a dois meses, tendo em conta a evolução do índice de transmissibilidade (Rt) do vírus, anunciou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).
"Considerando o valor de Rt atual (média 5 dias), atingir-se-á a linha dos 120 casos por 100.000 habitantes em um a dois meses", refere o relatório de "monitorização das linhas vermelhas para a covid-19" da DGS e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
No relatório anterior, divulgado a 10 de abril, os dois organismos estimavam que o período de duplicação da incidência fosse de 86 dias, o que significava seria preciso "dois ou mais meses" para atingir essa barreira dos 120 casos.
Segundo os dados desta sexta-feira, o número infeções pelo vírus SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes acumulado nos últimos 14 dias foi de 70 novos casos, com "tendência estável a crescente a nível nacional".
O valor do Rt -- que estima o número de casos secundários de covid-19 resultantes de uma pessoa infetada - apresenta valores superiores a 1 a nível nacional (1,05) e em todas as regiões do continente, com exceção de Lisboa e Vale do Tejo, onde está situado nos 0,96.
Estes indicadores - o índice de transmissibilidade do vírus e a taxa de incidência de novos casos de covid-19 - são os dois critérios definidos pelo Governo para a avaliação continua que está a ser feita do processo de desconfinamento que se iniciou a 15 de março e que prossegue segunda-feira com a terceira de quatro fases na generalidade do território continental.
Cuidados intensivos com ""tendência ligeiramente decrescente a estável"
Já no que se refere ao número diário de casos de covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos, o relatório refere que se encontra com uma "tendência ligeiramente decrescente a estável", encontrando-se abaixo do valor crítico definido de 245 camas ocupadas.
"A nível nacional, a proporção de testes positivos para SARS-CoV-2 foi de 1,6%, valor que se mantém abaixo do objetivo definido de 4%", indicam ainda a DGS e o INSA, ao avançar que se registou ainda um aumento do número de testes para deteção de SARS-CoV-2 realizados nos últimos sete dias com um total de 277.228.
"Nos últimos sete dias, todos os casos de infeção por SARS-CoV-2 foram isolados em menos de 24 horas após a notificação e foram rastreados e isolados 94,3% dos seus contactos", asseguraram também as duas entidades.
Variante do Reino Unido representa 82,9% dos casos
Sobre as variantes do novo coronavírus, o relatório das linhas vermelhas da covid-19 avança que se estima que, em março, a prevalência de casos de covid-19 em Portugal da variante associada ao Reino Unido seja de 82,9%.
"A análise global dos diversos indicadores sugere uma situação epidemiológica com transmissão comunitária de moderada intensidade e reduzida pressão nos serviços de saúde. Verificou-se um ligeiro aumento da transmissão nos grupos etários mais jovens, nas quais o risco de evolução desfavorável da doença é menor", concluem o INSA e a DGS.
A 3.ª fase de desconfinamento num país a várias velocidades
Com o país a várias velocidades, a maioria dos concelhos avança para a terceira fase do desconfinamento. São 268 concelhos do continente, que reabrem cinemas, teatros, restaurantes, lojas e centros comerciais a partir de segunda-feira.
Os cinemas, durante a semana fecham às 22:00 e aos fins de semana às 13:00. A mesma regra aplica-se aos teatros e salas de espetáculos que também voltam a cena na próxima semana.
Vai ser possível voltar ao centro comercial ou ir ao restaurante, onde podem estar quatro pessoas à mesa no interior e até seis pessoas na esplanada.
Regressam eventos ao ar livre com lotação reduzida. e vai ser possível praticar modalidades consideradas de médio risco, como futebol, futsal ou basquetebol. Desporto ao ar livre é permitido com um máximo de seis pessoas. Mas as aulas de grupo nos ginásios continuam proibidas.
Quem quiser casar ou fazer um batizado pode fazê-lo, desde que respeite os 25% de lotação do espaço. Volta também o atendimento presencial nas lojas do cidadão, mas tem de ser feita marcação.
Em todo o país reabrem universidades e escolas secundárias.
No entanto, oprimeiro-ministro deixou 13 concelhos com um aviso. Por agora avançam, mas vai ser preciso continuar o esforço.
