Coronavírus

Bruxelas propõe isenção de quarentena para quem foi vacinado ou recuperou da covid-19

A proposta da Comissão Europeia inclui que quem viaje de países com menos de 25 casos por 100 mil habitantes não seja sujeito a qualquer restrição.

Loading...

A Comissão Europeia recomenda que quem já tem a vacinação completa ou recuperou da covid-19 fique isento de quarentena e de apresentar testes nas viagens dentro da União Europeia. Uma isenção que deve aplicar-se também aos menores que viajem com os pais vacinados. Bruxelas pede também o fim das restrições para quem vem de países com menos de 25 casos por 100 mil habitantes.

Bruxelas pressiona a coordenação para que a época balnear não se torne uma confusão de medidas. Na proposta da Comissão Europeia, quem viaja a partir de uma zona verde, com menos de 25 casos por 100 mil habitantes, não deve ser sujeito a qualquer restrição.

Já quem parte de uma zona laranja – como é agora o caso de Portugal – ou de uma zona vermelha, poderá apresentar um certificado em como foi vacinado ou recuperou da doença. A partir de 1 de julho poderá apresentar o novo certificado digital covid-19.

Mas a última palavra é sempre dos países que podem ser mais ou menos flexível. Se quiserem podem até facilitar a entrada a quem só tenha a primeira de duas doses da vacina. Bruxelas propõe um travão de emergência por causa das novas variantes.

A vacinação avança e, apesar dos atrasos também a Johnson & Johnson, a Comissão Europeia mantém que há doses suficientes para vacinar 70% da população adulta no verão. Ainda assim, uma parte poderá ter de continuar a ter de fazer testes caso queira viajar.