O Presidente Jair Bolsonaro vai ter de explicar à Justiça porque aceitou realizar a Copa América de futebol em plena pandemia de covid-19. A realização da competição foi recusada em países que, como o Brasil, atravessam um aumento de novos casos.
Os partidos da oposição tentaram impedir a realização do torneio de futebol através da Justiça. O Supremo Tribunal Federal deu cinco dias para que o Governo brasileiro explique a decisão de realizar a Copa América, depois de a Argentina – um dos países sede do evento – ter desistido de receber as delegações estrangeiras por causa do aumento de casos da covid-19.
Os protocolos anunciados pelo Governo incluem a exigência de que todas as delegações sejam vacinadas. A Conmebol, organizadora do evento, ofereceu 50 mil doses às Confederações, mas os especialistas alertam que não há tempo para proceder à imunização – nem mesmo utilizando vacinas que tenham eficácia na primeira dose.
Brasília está entre as cidades que vão receber jogos, mas o aumento dos casos covid-19 levou o Governo da capital federal a pedir a prorrogação do estado de calamidade pública até 19 de junho – depois do início do torneio.
O tema da Copa América tem também sido alvo de discussões na Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado, que investiga as ações, e possíveis omissões, do Governo na gestão da pandemia.
Um dos argumentos de quem defende a realização da Copa América é que o Brasil não suspendeu outros torneios, o que poderia servir de precedente para a Justiça permitir a realização dos jogos no país. Mas os epidemiologistas são unânimes em alertar para os riscos de receber as delegações estrangeiras.
- Brasil vai mesmo organizar a Copa América. Início da competição previsto para 13 de junho
- Juíz dá cinco dias para Bolsonaro explicar desrespeito por medidas sanitárias
- Brasil receberá Copa América e competição terá quatro sedes no país
- Oposição entra com pedidos no Supremo Tribunal para travar Copa América no Brasil
- Bolsonaro diz que se depender dele haverá Copa América no Brasil
- Copa América vai ser jogada no Brasil após desistência da Argentina
- Argentina desiste da organização da Copa América a menos de duas semanas do início